terça-feira, 3 de janeiro de 2017

História das Filosofias da Índia I e II




-Há Filosofia na Índia ? Segundo Hegel, a resposta é negativa. As Filosofias da Índia são marcadas por concepções religiosas, e místicas. As Filosofias da Índia se preocupam com o destino final do ser humano e a sua ligação com o Ser Supremo, o Absoluto Brahmân.
-As Filosofias da Índia diferem das ocidentais,na sua maioria, no que se referem aos seus objetivos. Mas, isso não significa que no Ocidente não existam Filosofias marcadas por grande misticismo, por aspectos mágicos.

-Ao contrário do que muitos pensam, os contatos entre a Europa e a Índia foram muito intensos na antiguidade. Esses contatos se derem principalmente, através da "Estrada da Seda". Roma e Atenas tinham embaixadas na Índia. Seda e especiarias eram transportadas do Oriente para o Ocidente. Nessa troca, muitas ideias da Índia vieram para a Europa. Quando Alexandre Magno invadiu a Índia no século IV a.C. levou para a Índia alguns filósofos gregos e vice versa. Ele casou-se com uma princesa da Índia chama da Roxana.

-Os livros tratam desses temas e de outros. Explicam o que representou os Vêdas para o pensamento daquele país. Comenta sobre os principais deuses do brahmanismo, sobre as principais escolas filosóficas da Índia e quais são aquelas que discordaram destas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário