quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Bases Neurofisiológicas das Experiências Místicas

Experiência mística ou experiência religiosa é aquela vivenciada por místicos e santos de todos os tempos e lugares. Essa experiência também é denominada por Samadhi pelos yogues e nirvana pelos budistas. Há outras denominações, de acordo com as respectivas  tradições. Como exemplo de experiência mística, podemos citar aquela vivenciada por Paulo de Tarso na estrada de Damasco, quando perseguia os cristãos. Ele ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues ?” (Atos, 9,4). Depois de ouvir essa voz, se viu envolto em forte luz, caído de joelhos, ficando cego. Outros relatos poderiam ser aqui citados, no budismo, no judaísmo, no cristianismo e no islamismo, como se verá neste livro.

Será que existe uma base neurofisiológica para as experiências místicas? A resposta é sim. Neste pequeno livro, o autor examina as experiências do Dr. Michel Persinger, da Lauretian University, do Canadá, do Dr.Pehr Granqvit, da Suecia, Andrew Newberg, norte americano, do Dr. Wilder Penfield e as experiências realizadas pelo próprio autor, em Curitiba, onde conseguiu replicar os testes de Michel Persinger.

Testes com o tomógrafo por emissão de fótons realizados pelo Dr. Newberg revelaram uma alteração no córtex cerebral esquerdo, em pacientes em estado de Samadhî. Outros testes realizados com freiras em estado de elevada oração, mostraram os mesmos resultados. O autor acredita esses resultados são válidos para qualquer tipo de transe místico.
Em outras palavras, quando se passa por experiências místicas, isso altera a neuroquí-mica cerebral dos pacientes.
Esses e outros intrigantes assuntos serão abordados ao longo deste livro.

Adquira-o pelo link: http://edconhecimento.com.br/?livros=bases-neurofisiologicas-das-experiencias-misticas


Nenhum comentário:

Postar um comentário